Oi, tudo bem?
Já faz um tempinho que não apareço por aqui, mas é que esses últimos meses tem estado bem caóticos. No bom sentido, mas não deixa de desestabilizar a rotina.
Conversando com a Carol aqui em casa, sinto que minha pandemia acabou só agora em outubro. De 2020 em diante, foquei tanto em resolver tudo de dentro de casa, que acabei não cuidando de mim e negligenciei o que rolava em minha vida pessoal. Na verdade negligenciar não faz jus, eu suprimi minha vida e relações pessoais e foquei todas as células do meu corpo em minha vida profissional.
O que trouxe coisas boas, claro, mas até as coisas boas tem um preço, e tá tudo certo :)
Bota um café pra dentro, enxágua esse rosto que vem textão.
Alguns Resgates
Parte desse meu negligenciamento generalizado foi não ter processado direito o fim do estúdio que eu tinha com a Carol.
Pra quem não sabe, em 2013 criamos um estúdio de ilustração chamado Miopia, onde trabalhávamos prioritariamente com música, cartazes, capas de disco, merchandising e etc. Mas como a pandemia deu uma pausa nos eventos, a gente acabou sofrendo um pouco o baque, mas é fato que já vínhamos de um baque. O Miopia nem sempre teve uma vida fiscal/produtiva saudável, e tanto a Carol quanto eu não gostávamos muito de como o estúdio cresceu.
Até que em 2021 decidimos colocar o estúdio em hibernação e seguirmos cada um com suas próprias vontades, ainda trabalhando com criatividade, mas em campos relativamente diferentes.
Num movimento contrário a isso tudo, eu me foquei totalmente em trabalhar e me afastar da estética que criei nos anos de Miopia, como se isso nunca tivesse feito parte da minha história. Embora eu sempre soubesse que iria voltar a trabalhar com essa carinha “mais suja”, foi necessário explorar outros campos e me reconectar com outros lados e referências que faziam parte da minha vida.
Mas em outubro desse ano, decidi reincorporar essa estética em meu trabalho e atualizar meu site com esses conteúdos, voltando assim aos poucos a trabalhar nesses campos e ampliando meu portfólio.
Confesso que essa ampliação de horizontes me deu uma ansiedade criativa enorme, ver todas as novas possibilidades num primeiro momento me travou e eu não consegui criar tanto, nem nos meus trabalhos comissionados e nem no No Meio Fio.
No Meio Fio
No começo desse mês postei a última página desse ano enquanto escrevia as próximas, que pretendo começar a publicar (se der tudo certo) no meio de janeiro.
Já tenho bastante coisa escrita e essa semana comecei a rascunhar as próximas páginas.
Dar uma breve pausa não estava nos meus planos, mas quando fiz uma das Sundays (as páginas coloridas) percebi que eu estava escrevendo como quem vê de fora e não de dentro. Algo como se eu tivesse esquecido a voz dos meus personagens. E isso me acendeu a luz pra dar uma pausa e descansar após um ano bem maluco.
Abaixo a página em questão, que não faz parte de nada a não ser esse texto aqui. E provavelmente vai ser o único lugar que ela vai existir.
Após alguns meses de série, um reboot, um rebranding, e algumas crises existenciais, sinto que entendo melhor minha relação não só com o NMF, mas também com a produção de quadrinhos em geral. Então esse mês de pausa fez e está me fazendo bem.
Pro ano que vem planejo, mas não prometo, fazer um primeiro gibi impresso do NMF, assim como alguns produtos como cartazes, camisetas. Enfim, a coisa toda.
Mas naquela né? Sem pressão sempre ;)
Acho que é isso!
Bom fim de ano e obrigado por acompanhar <3
e eu li tomando um cafezinho mesmo. Sempre juntos, xuxu! Amo você!