Olá, tudo bem?
Quando anunciei essa newsletter, parte da premissa era compartilhar coisas além dos meus desenhos, como minhas produções musicais, leituras e por aí vai…
Acontece que é um pouco difícil achar uma conexão nisso tudo, não que precise né? Ou eu que sou muito exigente…
Coração Cheio
Ano passado me trouxe de volta uma rotina que não tinha há um tempão, a de ensaiar, produzir, compor e etc.
Pra quem não sabe eu tenho uma banda chamada CHCL, e esse ano a gente anunciou nosso “retorno”, que na verdade a gente nunca acabou, só estávamos de “férias”.
Acho que música entrou na minha vida na mesma época que o desenho. Eu não consigo lembrar de algum momento onde isso não tenha sido presente, e voltar a encontrar amigos de décadas e construir algo juntos é muito especial!
Caso você queira conhecer um pouco desse meu outro lado, sugiro conferir nosso último lançamento Crise EP, de 2018, antes da breve (6 anos) pausa.
Já aviso que logo tem coisa nova :)
Homenagem ou Apropriação?
Dia desses publiquei uma página do No Meio Fio, algo como uma homenagem não intencional.
Me peguei em um dilema quando terminei de desenhar essa página, afinal onde começa a diferença entre a cópia e a homenagem?
Assinei “After Watterson”, mas isso seria o bastante?
Pra quem não sabe, Bill Watterson é o criador de uma das maiores séries de tiras do mundo, não em longevidade mas em grandiosidade, Calvin & Haroldo.
A influência do Watterson em meu trabalho é enorme, não só nas tiras mas principalmente em postura e integridade. Ele realmente é e sempre será um norte pra mim. Mas não é sobre isso que quero falar.
Meu jeito de escrever o Meio Fio é meio orgânico, assim como minha forma de desenhar. Não tem muita regra não…
Às vezes parto de uma lembrança, uma observação, e tem vezes que eu só jogo um tanto de linha num papel e vejo o que acontece conforme os personagens vão “crescendo”.
Essa página não foi muito diferente disso. Tenho um milhão de memórias com meus irmãos e escorregas por aí, mas não vou mentir e ser nostálgico, essa página eu literalmente só desenhei e saiu isso daí:
Acontece que antes de colorir em meio às pausas da semana, eu me peguei folheando meus livros do Calvin & Haroldo e bati o olho nessa página aqui:
Obviamente eu já li essa página diversas e diversas vezes, ao ponto de estar na minha mente quase que quadro a quadro. Tanto que eu nem penso nela, as páginas de Calvin & Haroldo são quase memórias, que acabam se misturando com as minhas…
Fiquei receoso em publicar essa página, esse mundo de internet deixa a gente inseguro com qualquer retaliação exacerbada, mas acabei me convencendo que seria legal manter. Afinal, ler gibi faz parte da minha vida, andar de escorrega fez parte da minha vida e o Bill Watterson faz parte da minha vida.
Sem contar a genialidade de Watterson, que consegue em pouquíssimas linhas, e um pincel agressivo e delicado ao mesmo tempo, se conectar com diversas gerações e suas experiências.
Fica aí a homenagem :)
Olha ele aê!
Alguns trabalhos que saíram lá no meu instagram esses dias:
Cartaz pro queridos Uberyou + The High Times:
Ilustração pro Festival Fora dos Trilhos (vamos tocar nesse festival aí hein!)
Alguns retratos feitos pra GQ esse mês:
Cartaz pro Hell Fest #5:
<3
calvin é sempre uma referência maravilhosa!